Introdução
Indispensáveis por determinarem o controle do movimento e potência nos atuadores em um sistema óleo-hidráulico, as válvulas hidráulicas tem funções específicas e independentes com objetivo de garantir a segurança e capacidade operacional do equipamento. Nesse artigo exploraremos os tipos das válvulas, destacando sua importância em sistemas de controle e fornecendo noções sobre as funções básicas. Se você é um entusiasta de engenharia, técnico ou apenas alguém curioso sobre o funcionamento de máquinas e sistemas, continue lendo, pois as válvulas merecem nossa atenção.
Válvulas hidráulicas: Os Componentes fundamentais:
Válvulas hidráulicas, são os componentes, por vezes, ocultos utilizados em sistemas de controle de movimento. Elas funcionam como os interruptores que direcionam ou bloqueiam o fluxo de fluido, desempenhando um papel essencial na regulação de processos complexos. Sem válvulas eficazes, a maioria dos sistemas de controle falharia em manter sua precisão de carga ou posição.
O Controle de Processos:
Muitos setores, como a indústria de manufatura, automobilística, aeroespacial e até mesmo as máquinas moveis, tais como guindastes, colheitadeiras, escavadeiras e similares dependem de sistemas de controle precisos para operar com eficiência sendo as válvulas a base desses sistemas.
Possibilitando os ajustes de pressão, fluxo e direção, garantem que os processos industriais funcionem com alta confiabilidade. Desde a produção em uma fábrica até o funcionamento de uma aeronave, as válvulas controlam variáveis críticas que afetam a qualidade e a segurança dos equipamentos.
Tipos de Válvulas em Sistemas de Controle:
Todos os sistemas que proporcionam movimento através de um meio fluido confinado que pode ser por exemplo ar comprimido (pneumática), óleo mineral e similares (óleo – hidráulica) necessitam de válvulas específicas para efetuar o controle do atuador considerando as variáveis de:
*Pressão: Esse grupo de válvulas são utilizadas para proporcionar a segurança do sistema além de limitar ou determinar a força dos atuadores lineares (cilindros) ou o torque desenvolvido nos atuadores rotativos (motores). As válvulas relacionadas ao controle de pressão nos sistemas óleo-hidráulicos tem denominações diferenciadas conforme a função desempenhada no sistema, tais como: Limitadora ou reguladora de pressão, válvula redutora de pressão, válvula de sequência, válvula de contra-balanço. Normalmente os ajustes nessas válvulas são efetuados de forma mecânica contrapondo uma força aplicada em uma mola através de um parafuso de ajuste contra a energia do fluido confinado (pressão)
* Vazão e direção: Esses tipos de válvulas possibilitam definir o sentido de execução do movimento dos atuadores, por exemplo avanço e retorno do atuador linear (cilindro) e a velocidade desse movimento, por exemplo, ajustar a rotação de um atuador rotativo (motor). São integrantes desse controle as válvulas direcionais que apresentam diversas configurações para posicionamento dos atuadores, as válvulas reguladoras de vazão que são utilizadas para ajustar a velocidade do movimento e as válvulas unidirecionais ou retenção que garantem estanqueidade ao sistema. O acionamento ou ajuste nessas válvulas podem ser efetuados de forma manual ou comumente no caso das válvulas direcionais através de solenóides que são ativados eletricamente de forma direta ou proporcional obedecendo a um comando remoto ou local.
LEIA TAMBÉM: Dicas para escolher o óleo hidráulico adequado
Conclusão sobre as Válvulas hidráulicas
Para que os equipamentos funcionem de maneira eficiente, precisa e com confiabilidade é fundamental aplicarmos as válvulas de forma adequada aos parâmetros de pressão e vazão aos quais as mesmas estarão submetidas bem como a precisão requerida à movimentação e posicionamento dos atuadores. Em nossas próximas publicações explanaremos cada tipo de válvula em relação à função que mesma desempenha em um sistema de movimentação através do fluido confinado.