GB Oleohidraulica: Comércio e Serviços Hidráulicos

Dicas para escolher o óleo hidráulico adequado

O fluido do óleo hidráulico desempenha um papel essencial como lubrificante e meio de transferência de calor em equipamentos hidráulicos. Há uma grande variedade de opções quando se trata de escolher o óleo ideal para o seu sistema hidráulico. Cada sistema requer seu próprio fluido específico para um desempenho excelente.

Devido às diversas diferenças entre fluidos hidráulicos e suas aplicações, escolher o fluido certo não é fácil. Aqui estão algumas orientações para ajudá-lo a tomar a melhor decisão.

1. FORMULAÇÃO DO FLUIDO

Os óleos hidráulicos distinguem-se pela sua formulação química. As três formulações principais incluem sintética, à base de petróleo e à base de água.

O óleo hidráulico sintético proporciona grande estabilidade e melhor lubrificação, principalmente em aplicações onde haja flutuações drásticas de temperatura e pressão.

O óleo mineral é extraído do petróleo refinado e são aditivados com objetivo de melhorar o desempenho, tais como intensificadores de viscosidade, inibidores anti-desgaste e antiferrugem, anti-espumantes, etc. Esses fluidos são uma alternativa mais acessível ao fluido sintético, e são utilizados na maioria dos equipamentos hidráulicos

Os fluidos hidráulicos à base de água (água-glicol) são utilizados em aplicações onde há chances de incêndio ou evitar contaminação no meio ambiente, porém ,além de custos mais elevados que o óleo de origem mineral, os mesmos limitam os equipamentos convencionais em relação à pressão de trabalho e rotação e requerem produtos específicos em relação a materiais e tubulação..

2. APLICAÇÃO DO ÓLEO HIDRÁULICO

Escolha um óleo hidráulico compatível com sua aplicação. O óleo hidráulico é usado em uma ampla gama de aplicações marítimas, aeronáuticas, construção, agricultura, entre outras. Diferentes equipamentos exigirão óleos hidráulicos de diferentes formulações.

Como prática recomendada, opte por óleo hidráulico mineral de fabricantes com produtos homologados e que na formulação contenha aditivos antidesgaste e anti-espumantes. Caso sua aplicação exija um óleo multigraduado, procure um fluido que contenha aditivos que melhorem especificamente a estabilidade ao cisalhamento e manutenção da viscosidade do óleo em função da temperatura. Verifique se o fluido ofertado possui ficha de informação sobre pressão de trabalho e curva de viscosidade x temperatura. Lembre-se que o valor de viscosidade informado no produto é considerando a uma temperatura padrão de 38C, porém o sistema hidráulico pode operar a 55C a 60C e é importante saber qual a viscosidade real do fluido nessa temperatura para evitar danos ao sistema hidráulico.

Quer saber mais sobre sistemas hidráulicos? Leia nosso artigo aqui.

3. PROJETO DA BOMBA

Ao selecionar o óleo hidráulico, considere o projeto da bomba hidráulica do equipamento. Cada tipo de bomba possui requisitos exclusivos de lubrificação e viscosidade. Os principais tipos de bombas são de engrenagem, pistão e palhetas e conforme a rotação, pressão e temperatura, o fluido utilizado deve atender o requisito técnico para garantir a lubrificação das partes móveis desses componentes vitais ao sistema hidráulico.

4. FAIXA DE TEMPERATURA

Procure óleos hidráulicos adequados à dinâmica de temperatura da sua aplicação.

Os fluidos hidráulicos só conseguem reter suas propriedades sob certas faixas de temperatura. Qualquer valor abaixo ou acima dessa faixa fará com que o óleo perca a viscosidade danificando componentes móveis, apresente vazamentos e poderá  diminuir o desempenho e a vida útil do equipamento.

5. RECOMENDAÇÃO DO FABRICANTE

Certifique-se de cumprir as especificações do fabricante do equipamento. Ao comprar óleo hidráulico, pergunte ao fornecedor se o fluido é recomendado pelo fabricante. Além disso, informe-se sobre o desempenho do fluido de acordo com as diretrizes nacionais e internacionais.

 6. CUSTO X BENEFÍCIO DO ÓLEO HIDRÁULICO

No caso de fluidos hidráulicos é muito importante não pensar no mais barato, mas sim se basear nos parâmetros técnicos para não comprometer o funcionamento dos equipamentos. Falhas em sistemas hidráulicos por utilização de fluido inadequado podem acarretar prejuízos consideráveis tanto no próprio equipamento quanto em sua produção.

A decisão de compra não pode comprometer a segurança operacional e nem arriscar a saúde dos funcionários e equipamentos.

Entenda como o óleo lubrificante limpa, refrigera e previne a corrosão das peças – Atual Vecchi Lubrificantes – Blog

Conclusão:

Os riscos são altos quando se trata do desempenho e da manutenção do seu equipamento. A GB Oleohidráulica, tem orgulho em fornecer suprimentos hidráulicos de alta qualidade. Entre em contato conosco para discutir opções de óleo hidráulico para seu maquinário.

plugins premium WordPress

Comunicado Importante

Em virtude de uma FRAUDE que vem ocorrendo no mercado, ressaltamos que todos os nossos boletos são emitidos somente através do Banco do Itaú e da agência 8314.

Portanto, caso você receba boleto de outro banco ou algum contato mencionando a necessidade de trocar os boletos com desconto, pedimos que entre em contato com o nosso departamento financeiro imediatamente.

A mensagem traz uma proposta de desconto, induzindo o destinatário ao erro. CASO recebam estes e-mails em nome da GB OLEOHIDRAULICA , comunique imediatamente o nosso departamento de contas a receber no telefone (27) 3201-3025.

SOBRE NOSSOS BOLETOS

Nossos boletos são enviados por e-mail sempre por extensões terminadas em @gboleohidraulica.com.br ou @gbgrupo.com.br ou anexados às notas fiscais na entrega dos pedidos. E nossos títulos sempre estão na cobrança via DDA.

Podemos ajudar?