GB Oleohidraulica: Comércio e Serviços Hidráulicos

Como funciona a recarga em acumuladores hidráulicos

Qual a Função do Acumulador Hidráulico e a Importância da Pré-Carga?

Os acumuladores hidráulicos são componentes utilizados em sistemas industriais e mobile, para desempenharem funções específicas e importantes determinadas conforme o projeto de aplicação do fabricante do equipamento

A Importância dos Acumuladores Hidráulicos

A função mais aplicada e utilizada por um acumulador hidráulico no sistema é a de armazenar um volume, previamente calculado, de fluido sob pressão atuando como uma fonte de potência hidráulica. Esse fluido pressurizado pode ser utilizado no ciclo do sistema hidráulico para incrementar velocidade nos atuadores, somando-se uma vazão complementar à da bomba hidráulica ou para efetuar movimentos nos atuadores em situação de emergência ou segurança operacional, suprindo a vazão do fluido em substituição à bomba hidráulica que parou de gerar vazão por alguma razão a ser verificada posteriormente.

Os acumuladores hidráulicos podem atuar também como amortecedores de pressão reduzindo e absorvendo picos de pressão auxiliando a manter a estabilidade do sistema.

Funcionamento Interno e Recarga de Acumuladores Hidráulicos

Os acumuladores hidráulicos consistem principalmente em duas partes principais sendo um casco ou invólucro e um elemento que separa internamente as câmaras que serão preenchidas de um lado com um gás inerte (nitrogênio) e do outro o fluido (óleo hidráulico). Nos acumuladores hidráulicos tipo “bexiga” , “membrana”, ou nos acumuladores onde o elemento separador é um “embolo” ou tipo “pistão, a câmara do lado do gás é preenchida com nitrogênio a uma pressão determinada no projeto do sistema chamada de pré-carga. Essa pressão de pré-carga deve ser verificada regularmente pois caso haja falha interna no elemento separador o sistema hidráulico não estará operando dentro dos parâmetros dimensionados e haverá necessidade de efetuar uma manutenção no acumulador e restabelecer a pressão de pré-carga.

O processo de pré-carga em acumuladores hidráulicos envolve os seguintes passos:

Recarregamento do Gás:

Com o uso contínuo, o gás no acumulador é gradualmente absorvido (permeável no elemento separador) e dissolvido no sistema e a pressão de pré-carga do gás no interior do recipiente vai se reduzindo. A recarga é efetuada, após a inspeção do casco, bexiga ou membrana, válvula e vedações do acumulador com a transferência do gás Nitrogênio através de dispositivo de enchimento adequado montado na garrafa de N2 e na válvula de gás do acumulador.

Ajuste da Pressão:

A pressão do gás é ajustada para o valor recomendado pelo fabricante do equipamento, considerando as necessidades específicas do sistema hidráulico em que o acumulador está instalado e após o processo de pré-carga está pronto para ser reintegrado ao sistema.

Conheça mais sobre os Circuitos Hidráulicos.

Ao entender como funciona e a necessidade de manutenção e verificação da pré-carga nos acumuladores hidráulicos, é possível garantir a correta operação do sistemas hidráulico, desempenho confiável e eficiente.

Para obter mais informações sobre acumuladores hidráulicos, recomendamos a leitura do artigo disponível no portal “Gifel”. Nesse artigo, você encontrará insights valiosos sobre a funcionalidade dos acumuladores hidráulicos.

plugins premium WordPress

Comunicado Importante

Em virtude de uma FRAUDE que vem ocorrendo no mercado, ressaltamos que todos os nossos boletos são emitidos somente através do Banco do Itaú e da agência 8314.

Portanto, caso você receba boleto de outro banco ou algum contato mencionando a necessidade de trocar os boletos com desconto, pedimos que entre em contato com o nosso departamento financeiro imediatamente.

A mensagem traz uma proposta de desconto, induzindo o destinatário ao erro. CASO recebam estes e-mails em nome da GB OLEOHIDRAULICA , comunique imediatamente o nosso departamento de contas a receber no telefone (27) 3201-3025.

SOBRE NOSSOS BOLETOS

Nossos boletos são enviados por e-mail sempre por extensões terminadas em @gboleohidraulica.com.br ou @gbgrupo.com.br ou anexados às notas fiscais na entrega dos pedidos. E nossos títulos sempre estão na cobrança via DDA.

Podemos ajudar?